PLAY DA NOSSA RÁDIO

quinta-feira, 17 de março de 2016

Relatório do Vigiagua revela situação da qualidade da água oferecida à população de Natal

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) divulgou o resultado do relatório do programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), nesta quarta-feira (16). Ao longo dos anos de 2014 e 2015, foram analisadas 1.073 amostras de água ofertada à população e coletadas em diversos pontos da Capital. Em ambos, os parâmetros que mais se mostraram estarem desconformidade foram os de Ph, Cor aparente e Cloro.
Segundo o chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt), Marcílio Xavier, foram 419 amostras em desconformidade no parâmetro Ph, ou seja, aproximadamente 39% do material coletado. Em segundo lugar, está o Cloro, que teve 221 amostras analisadas fora do padrão, seguido pela Cor aparente, com 153.
“Os demais parâmetros analisados são Coliformes totais, Escherichia coli, Nitrato e Turbidez, que estavam fora do padrão em 151, 87, 78 e 36 amostras analisadas, respectivamente, nos anos verificados. A medida adotada quando algum parâmetro das análises apresentou-se fora do padrão, tendo como referência a portaria 2.914/2012-MS, foi a emissão de notificações para a Caern solicitando correções em até sete dias úteis”.
Marcílio explicou que no ano de 2014, foram realizadas 773 análises no município, já no ano de 2015, foram 300 amostras. E que o programa Vigiagua é o responsável pela vigilância da qualidade da água dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) em Natal, por meio do monitoramento frequente.
Ele disse ainda que o cloro é um desinfetante bacteriológico adicionado na água para evitar a proliferação de microrganismos, mas que em quantidades acima do padrão, compromete a qualidade desta. O Ph, ou potencial hidrogênionico, mensura a presença de íons de hidrogênio na água, que pode ser ácido ou alcalino, já o nitrato é a presença de sal proveniente da nitrificação do nitrogênio-amoniacal, resultante da decomposição de resíduos orgânicos ou de adubações nítrico-amoniacais.
“A turbidez é a característica resultante da presença de partícula no estado sólido em suspensão da água. A cor é a característica que indica a presença de substâncias diluídas na água e os parâmetros coliformes totais e Escherichia coli é indicativa da contaminação de fezes”, explicou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário