PLAY DA NOSSA RÁDIO

sexta-feira, 18 de março de 2016

Brasil em Chamas, por Fahad Mohammed

O país passa por uma grave crise institucional, acima de tudo. As instituições estão literalmente indo à forra, entre si e internamente também. O caos está instaurado por ações e omissões, especialmente, do Partido dos Trabalhadores e seus líderes.
É inaceitável nomeação ministerial do ex-presidente Lula, investigado por supostamente participar de uma organização criminosa que surrupiou os cofres do maior orgulho nacional: a Petrobrás. Ainda que não tenha ocorrido com desvio de finalidade, apenas no intuito de dar foro privilegiado ao ex-presidente, ela é inoportuna e inconveniente. Depõe contra a ordem nacional e contra o interesse público, é jogar lenha na fogueira e dividir o país – o que aliás o PT tem feito com maestria há anos.
A Presidente da República, em cerimônia oficial, questionar decisão do Poder Judiciário é de uma leviandade sem tamanho. Não é prudente, é tentativa de interferência em outro poder – e lembremos que o Planalto costumeiramente já passa o rolo compressor no Congresso Nacional. Discorda da decisão, Presidente? Recorra nos canais cabíveis, é esse o papel de um estadista. O que a senhora fez foi jogar mais lenha na fogueira.
O país está à beira do deslinde, do confronto, da secessão. E o que se vê é um partido acuado, um governo acabado e um mito que ruiu chamando pessoas às ruas para, se preciso for (para manter-se no poder), recorrer ao combate (armado?). Aos meus amigos, a favor e contra o governo, eu faço um apelo: não vão às ruas, não participem dessa luta, não sejam ainda mais lenha na fogueira. Chega!
Faço, por fim, um exercício de futurologia. Brasileiros vão às ruas a favor do governo, brasileiros vão às ruas contra o governo, brasileiros enfrentarão brasileiros. Estará deflagrada a guerra civil e, no fim, corremos o sério risco de que a caserna assuma o poder e isso não é algo que eu vejo com bons olhos, apesar do PT.
Confiem nas instituições democráticas, para o bem ou para o mal, para o que você concorda ou não – independente de com o quê você concorda – elas irão decidir, é a melhor opção. Desejo profundamente que o PT seja defenestrado do Palácio do Planalto, mas não quero o risco de que militares se alcem ao poder. Paz.
Fahad Mohammed, advogado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário