PLAY DA NOSSA RÁDIO

quinta-feira, 24 de março de 2016

Barragem Armando Ribeiro pode entrar em colapso este ano; reservatórios hídricos do Estado continuam a atingir níveis preocupantes

É destaque no Novo Jornal nesta quinta-feira(24). As fortes chuvas registradas no início deste ano não foram suficientes para reabastecer os reservatórios hídricos do Estado, que continuam a atingir níveis cada vez mais preocupantes. Até o momento, já são 11 barragens e açudes completamente secos e outros 14 encontram-se no chamado “volume morto”, que é quando a vazão não acontece mais de forma natural e são necessários outros meios para que essa água seja bombeada e aproveitada para o uso humano. As informações foram apresentadas em um relatório do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), que avaliou a situação de 47 reservatórios com mais de cinco milhões de m³ de água, entre os dias 19 e 21 de março. Além desses dados alarmantes, o documento trouxe outra previsão ainda mais assustadora.
Caso o quadro não se reverta nos próximos meses, o maior reservatório potiguar, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, pode entrar em colapso até novembro. Localizada na bacia Piranhas-Açu, ela está hoje com somente 19,81% de sua capacidade total. Isso representa um volume de 475,4 milhões de m³.



Nenhum comentário:

Postar um comentário