PLAY DA NOSSA RÁDIO

sábado, 12 de março de 2016

Quem lidera os protestos contra corrupção e Dilma

No protesto programado contra impunidade e o governo Dilma Rousseff para este domingo 13, uma série de movimentos estão na linha de frente das manifestações.
Esses movimentos têm como característica comum a adesão principalmente de jovens insatisfeitos com a corrupção e uma forma de cooptação bastante eficiente e rápida: as redes sociais.
Conheça três destes movimentos para compreender sua origem e o que reivindicam:
VEM PRA RUA
Tem início em outubro de 2014 e se autodenominam “a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado”. Seus criadores, como Rogério Chequer, afirmam que o movimento é contra qualquer tipo de violência e extremismo político. Apartidários, seus militantes vão desde jovens, profissionais liberais e donas de casa insatisfeitos principalmente com a política-econômica e a corrupção no País.
Página no Facebook:
https://www.facebook.com/VemPraRuaBrasil.org/
MOVIMENTO BRASIL LIVRE
Um dos principais responsáveis pelo movimento pró-impeachment. Em sua página na internet denominam-se “entidade que visa mobilizar cidadãos em favor de uma sociedade mais livre, justa e próspera”.
Um de seus líderes é Kim Kataguiri, escolhido pela revista americana Time como um dos jovens mais influentes do mundo.
No ano passado, organizou com outras pessoas do movimento uma marcha de São Paulo até Brasília para pedir o impeachment de Dilma Rousseff, que culminou com um encontro com Eduardo Cunha, para entrega do pedido de impedimento da presidente.
Defendem quatro pontos considerados críticos em suas próprias palavras:
– Imprensa Livre e Independente, sem verbas ou regulamentações governamentais que influenciem seus posicionamentos;
– Liberdade Econômica, um mercado livre de regulações abusivas e impostos escorchantes;
– Separação de Poderes: instituições independentes, livres da ingerência sufocante de partidos totalitários;
– Eleições livres e Idôneas: um processo eleitoral transparente e livre coerções partidárias;
– Fim dos subsídios diretos e indiretos a ditaduras, tributos cobrados do povo brasileiro devem ser investidos no Brasil.
Página no Facebook:
https://www.facebook.com/mblivre
REVOLTADOS ON LINE
Querem “banir o petismo e o bolivarianismo no país.” Quando surgiram, defendiam que apenas a intervenção militar daria jeito no Brasil, mas a afirmação acabou sendo alvo de críticas.
Um de seus líderes é Marcello Reis, um empresário que se diz falido pelo governo do PT e considerado radical em suas posições.
De acordo com reportagem do jornal El Pais, parte do grupo diz acreditar que o militar Jair Bolsonaro seria o mandatário ideal para comandar o Brasil.
Página no Facebook:
https://www.facebook.com/revoltadosonline
ISTOÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário