PLAY DA NOSSA RÁDIO

terça-feira, 15 de março de 2016

Medidas para setor de óleo e gás podem gerar US$ 78,7 bi em dez anos, diz Fazenda


Plataforma de petróleoAs medidas regulatórias para o setor de óleo e gás anunciadas recentemente pelo governo podem gerar investimentos de 78,7 bilhões de dólares nos próximos dez anos, afirmou o ministério da Fazenda nesta segunda-feira. O impacto positivo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) será de 4,4 pontos porcentuais nesse período, segundo o cálculo.
Na semana passada, o governo publicou medidas de incentivo ao setor de petróleo e gás que incluem autorização para prorrogação de concessões de campos da Rodada Zero de 1998, a notificação de concessionárias para retomada da produção em campos parados, a prorrogação do Repetro e estudos para contratação sob regime de partilha de áreas unitizáveis.
Segundo a secretaria de Política Econômica da Fazenda, apenas a prorrogação da Rodada Zero pode viabilizar investimentos de até 54,5 bilhões de dólares na próxima década. Com a regulamentação das jazidas unitizáveis são estimados outros 24,2 bilhões de dólares no mesmo período.
A secretaria destacou que a produção em campos atualmente paralisados, outra medida que consta no pacote anunciado pelo governo, "não deve gerar investimento incremental, mas elevará a produção média do setor em aproximadamente 1,1%, considerando-se a produção de 2015 e um prazo de 37 anos para a extração desse volume".
No ano passado, o Ministério da Fazenda calculou que os desinvestimentos na cadeia de petróleo e gás no Brasil, também atingida pelos desdobramentos da operação Lava Jato, foram responsáveis por até 2,3 pontos porcentuais do recuo no PIB. Em 2015, a retração do PIB foi de 3,8%.
veja



Nenhum comentário:

Postar um comentário