PLAY DA NOSSA RÁDIO

terça-feira, 29 de março de 2016

Dor na articulação não deve ser ignorada, destaca ortopedista em Natal, Hermann Gomes

Um incômodo no joelho ou aquela dor constante no quadril podem ser sinais de artrose, doença que atinge 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O problema ataca as articulações e causa, principalmente, o desgaste da cartilagem que reveste os ossos. Essa substância lisa permite que os ossos escorreguem um sobre o outro, além de ter a função de amortecer impactos. Quando ela se desfaz, podem surgir dores, inchaço e limitação de movimentos mais comumente nas articulações da mão, dos joelhos, da coluna e dos quadris.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a artrose – ou osteoartrite – é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido, isso porque os doentes podem ficar debilitados em virtude das dores intensas em casos de perda total da cartilagem. De acordo com o ortopedista do Hospital Memorial, Hermann Gomes, o problema pode surgir por predisposição genética, uso excessivo da articulação, doenças, traumas, ou também pelo envelhecimento natural do paciente.
Existem alguns fatores de risco que aumentam o risco da osteoartrite, como idade avançada, deformidade óssea, obesidade, lesões nas articulações e algumas atividades de trabalho que envolvem esforço repetitivo ou provocam traumas na articulação. As mulheres têm maior tendência à doença, mas não se sabe o porquê.
O ortopedista explica que não há cura conhecida para o problema, porém, existem tratamentos que podem manter os movimentos e reduzir a dor, entre eles o uso de medicamentos, fisioterapia e terapia ocupacional. A cirurgia é indicada em alguns casos, com a possibilidade de realinhamento dos ossos ou substituição da articulação. Nesse último procedimento, mais comum no joelho e quadril, o médico remove as superfícies articulares para inserir próteses no lugar.
Para evitar o avanço da artrose, Hermann recomenda que dores nas articulações não sejam ignoradas. “Caso o indivíduo sinta dores com queimação e inchaço, o ideal é procurar ajuda de um ortopedista, pois a descoberta da doença e o auxílio de um especialista irão ajudar no controle dos sintomas”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário