PLAY DA NOSSA RÁDIO

segunda-feira, 14 de março de 2016

Scott Kelly anuncia aposentadoria da Nasa após passar 340 dias no espaço

O astronauta americano Scott Kelly, 52, anunciou sua aposentadoria a partir do dia 1º de abril concluindo uma carreira de 20 anos na Nasa, informou nesta sexta-feira (11) a agência espacial. Kelly entrou para a Nasa em 1996, é recordista americano em permanência no espaço, com quatro viagens que totalizam 520 dias. Em sua última viagem, Kelly passou 340 dias em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). Graças a sua estada na ISS, Scott Kelly bateu dois recordes americanos: o do voo espacial mais longo e o de mais tempo de permanência acumulada no espaço. O recorde mundial da estadia espacial é do russo Valeri Poliakov entre 1994 e 1995, ao passar 437 dias a bordo da estação espacial MIR. O recorde mundial de tempo acumulado em órbita também foi de um russo, Gennady Padalka. No total, ele permaneceu 879 dias no espaço. 

O diretor da Nasa, Charles Bolden, que também foi astronauta, elogiou a carreira de Kelly. "Quando os primeiros americanos pisarem no solo de Marte, seguirão o exemplo de um dos melhores astronautas da história do programa espacial, meu amigo e comandante Scott Kelly". Scott Kelly continuará a participar de algumas pesquisas científicas que iniciou com seu colega russo Mikhail Kornienko, cujo objetivo é estudar os efeitos fisiológicos e psicológicos da longa permanência no espaço, o que servirá para desenhar a missão tripulada a Marte, prevista para se tornar realidade em 2030. O astronauta continuará a ser examinado por equipes médicas e científicas da Nasa, em paralelo com seu irmão gêmeo, Mark, que permaneceu na Terra. Kelly cresceu aproximadamente cinco centímetros durante sua estadia na Estação Espacial Internacional. Um dos objetivos dessa longa temporada no espaço (uma viagem espacial convencional dura cerca de seis meses) foi justamente estudar os efeitos da exposição prolongada às condições espaciais, sobretudo da falta de gravidade, sobre o corpo humano. "Esta missão de quase um ano no espaço foi um grande desafio para todos, uma experiência que pessoalmente me deu uma perspectiva única e um longo tempo de reflexão sobre o próximo passo em nossos esforços para fortalecer nossa capacidade não apenas para viver no espaço, mas também na Terra", disse Kelly. Da Estação Espacial Internacional, Kelly compartilhou imagens fantásticas da Terra em suas contas de Twitter e Instagram, além de vídeos mostrando a rotina no espaço. Entre as imagens há o amarelo do deserto, o roxo da África e o azul deslumbrante das Bahamas. O Brasil também apareceu, com uma imagem de Fortaleza. 

Celebridade 

Enquanto não estava ocupado com os cerca de 400 experimentos que foram feitos na Estação Espacial Internacional durante esse período, Scott Kelly se tornava uma celebridade virtual, com milhares de seguidores no Twitter e Instagram. Ele postou quase duas fotos por dia de viagem, além de um vídeo em que aparecia vestido de gorila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário