PLAY DA NOSSA RÁDIO

segunda-feira, 28 de março de 2016

Governo tenta esvaziar reunião do PMDB nesta terça que definirá desembarque

Com a avaliação de que a saída do PMDB do governo federal tornou-se “irreversível”, o Palácio do Palácio tenta agora esvaziar a reunião do diretório nacional do partido nesta terça-feira (29) que definirá o desembarque oficial.
A estratégia, que foi discutida nesta segunda-feira (28) entre a presidente Dilma Rousseff e ministros da sigla, tem como objetivo tentar deslegitimar o encontro com a ausência de caciques de peso, como o ex-presidente José Sarney e o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (AL).
Além disso, o propósito é tentar passar a mensagem pública que, apesar da decisão de saída, o governo federal ainda conta com respaldo de uma ala importante do partido.
Na reunião com a petista, os ministros do partido se comprometeram a não comparecer ao evento e a conversar com suas bancadas federais na tentativa de evitar presenças de deputados, senadores e dirigentes estaduais e municipais da legenda.
No encontro com a presidente, ministros peemedebistas avaliariam que a decisão do PMDB do Rio de Janeiro de apoiar o desembarque tornou a saída do partido “inevitável”.

Por se tratar de um dos grupos mais fortes da legenda e até então o mais próximo da presidente, a ala carioca era considerada a última esperança.
Em conversas reservadas, o entorno do vice-presidente Michel Temer avalia que é quase impossível uma decisão favorável ao governo federal neste momento.
Diante da certeza de um desembarque, o governo federal vai oferecer a partidos como PP, PR e PSD cargos hoje em poder dos peemedebistas e a promessa de terem um papel de “protagonistas” caso a petista sobreviva ao impeachment.
Nas contas de assessores da presidente, quase 500 cargos podem entrar nas negociações se todos os peemedebistas decidirem seguir a decisão do diretório nacional do PMDB.
Folha Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário