PLAY DA NOSSA RÁDIO

sábado, 19 de março de 2016

Cientistas estudam medidas para intensificar combate ao mosquito Aedes nas Américas


dengue_controleO controle de mosquitos que transmitem os vírus da zika, da dengue e da chikungunya devem ser intensificados nas Américas, pediram especialistas depois de uma reunião de três dias na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Washington (EUA).
O novo Comitê Técnico Consultivo sobre Entomologia em Saúde Pública está estudando formas de fortalecer os programas de controle de vetores nos países, incluindo medidas específicas para o Aedes aegypti, mosquito que transmite zika, dengue, chikungunya e febre amarela nas Américas.
O grupo é presidido por Karen Polson, da Agência de Saúde Pública do Caribe, e inclui especialistas em entomologia, controle de vetores, doenças negligenciadas, epidemiologia, gestão de resistência a inseticidas e áreas afins. Os especialistas aconslheram a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne, sobre formas de reforçar a vigilância, bem como controlar e eliminar doenças transmitidas por vetores.
“O controle do vetor é a melhor maneira que temos de combater estas doenças”, disse Polson. “A entomologia e o controle de vetores funcionam, se utilizados e aplicados corretamente pelos países.” “Temos dois mosquitos Aedes que transmitem quatro doenças e temos poucas armas contra eles. Dengue, chikungunya, febre amarela e agora zika são problemas crescentes”, disse Raman Velayudhan, um especialista em controle de vetores da OMS. Ele acrescentou que os desafios no controle do Aedes incluem a adaptação do mosquito, o movimento humano, a vigilância, a resistência a pesticidas e sua resiliência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário