Uma
pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
comprovou a insatisfação geral dos usuários dos serviços de telefonia e
de internet com a péssima qualidade do atendimento oferecido pelas
operadoras. A agência reguladora avaliou a satisfação dos consumidores
em todo o País em relação a itens como funcionamento dos serviços,
cobrança, oferta e contratação e atendimento, envolvendo telefonia fixa,
móvel e acesso à internet.
Aqueles que receberam as piores avaliações – entre todos os serviços –
estão ligados ao atendimento telefônico das prestadoras, o que inclui o
tempo de espera para falar com atendente e também a capacidade de
resolver demandas, como pedidos de mudança de planos e de correções em
faturas.
No geral, os serviços obtiveram uma nota razoável. A telefonia fixa
foi o serviço que recebeu a maior nota referente à satisfação dos
consumidores: 6,97, em uma escala que vai de zero a dez. Foi seguida
pela telefonia celular pós-paga, com nota 6,72; pré-paga, com nota 6,62;
e banda larga fixa, com nota 6,58.
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