PLAY DA NOSSA RÁDIO

terça-feira, 22 de março de 2016

TJRN e Idema irão promover gincana ecológica com 180 crianças na APA Bonfim-Guaraíra

O Poder Judiciário do RN, por meio de sua Comissão Permanente de Gestão Ambiental (Copegam), e instituições parceiras irão promover no dia 29 de março, a partir das 8h, uma gincana ecológica no ecoposto da Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíra, em Nísia Floresta, com a participação de 180 alunos de escolas da região. O intuito é o lançamento do projeto de educação ambiental Elefante Verde, além da apresentação de um roteiro de visitação daquela área.
A ação, intitulada “De mãos dadas com a APA Bonfim-Guaraíra”, irá mobilizar a comunidade escolar dos seis municípios que compõem a área de proteção – Arês, Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, São José de Mipibu e Goianinha – como estratégia de engajamento social na gestão participativa da unidade.
O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, um dos coordenadores da Copegam, destaca a importância do projeto de educação ambiental Elefante Verde. “A ideia é que as escolas possam conhecer esses postos de educação ambiental e se transformarem em agentes disseminadores da ideia de proteção ambiental”, afirma.

Utilizando recursos oriundos de penas pecuniárias, o TJRN deverá incentivar a realização de diversas atividades nos ecopostos do Idema, como as gincanas ecológicas e roteiros de visitação, de forma que as crianças tenham contato com o meio ambiente.
Segundo o juiz Marcus Vinícius, a gincana deverá ser a primeira de várias atividades. “Num segundo momento vai se abrir o agendamento para qualquer escola que tenha interesse, pública ou privada, na visitação ao ecoposto, possibilitando que aquele conhecimento que em regra é muito teórico passe a ser transmitido de forma mais lúdica e mais prática”.
Com os recursos das penas pecuniárias, o Elefante Verde deverá ser levado para outras unidades. “Em Areia Branca, em Genipabu, em Maracajaú, por exemplo, existem ecopostos. A ideia é que todas essas crianças possam conhecer uma maior diversidade do meio ambiente, no litoral, no Seridó e em outros locais do estado, e com esse conhecimento elas possam ser soldados nesse grande exército em luta por um meio ambiente mais saudável”.
Parceiros
A ação “De mãos dadas com a APA Bonfim-Guaraíra” é realizada pelo TJRN; Governo do Estado, através do Idema; Caern; Uni-Facex; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO); Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), bem como as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente dos municípios inseridos na APA Bonfim-Guaraíra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário