PLAY DA NOSSA RÁDIO

sexta-feira, 11 de março de 2016

Moro diz que declaração por escrito de Lula em defesa do amigo Bumlai não serve como prova

O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, informou à defesa do pecuarista José Carlos Bumlai de que não pode considerar válidas como prova as declarações enviadas por escrito pelo ex-presidente Lula.
Por isso, Moro pediu que a defesa de Bumlai se pronuncie se quer realmente desistir do depoimento de Lula como testemunha de defesa, previsto para o próximo dia 14.
Os advogados de Bumlai haviam arrolado Lula como testemunha na ação penal à qual o pecuarista responde, mas recuaram nesta sexta-feira (11) e enviaram declarações por escrito com a assinatura do ex-presidente ao final do documento.
O recuo ocorre depois da superexposição de Lula dos últimos dias, que foi alvo de condução coercitiva na semana passada e de um pedido de prisão preventiva nesta semana.
“Declarações que digam respeito aos fatos em apuração devem ser prestadas em juízo, sob contraditório, para terem valor probatório, como exigência do art. 155 do CPP. Então às declarações juntadas por escrito do ex-presidente, não tendo caráter exclusivamente abonatório, não poderá ser atribuído valor probatório”, escreveu Moro.
Estava previsto que o depoimento ocorresse por videoconferência na próxima segunda-feira (14). Lula deporia em São Paulo, em videoconferência com o juiz Sérgio Moro.
A defesa de Bumlai deve se posicionar ainda nesta sexta sobre a desistência.
RECUO
Em um recuo para evitar nova exposição pública do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato, a defesa do pecuarista José Carlos Bumlai desistiu que ele prestasse depoimento como sua testemunha de defesa ao juiz federal Sérgio Moro e juntou declarações escritas em que Lula inocenta o pecuarista.
Os advogados de Bumlai juntaram nesta sexta o pedido de desistência do depoimento de Lula, que estava previsto para a próxima semana.
O ex-presidente confirma conhecer Bumlai desde 2002 e diz que estabeleceram uma amizade que se estendeu às famílias. “Mantivemos convívio próximo em diversas ocasiões”, escreveu.
Segundo Lula, porém, “jamais tratamos de assuntos políticos, muito menos de eventuais interesses do sr. Bumlai junto ao governo, órgãos estatais ou empresas públicas”.
Bumlai está preso na Lava Jato e é investigado por ter atuado na obtenção de um empréstimo junto ao banco Schahin que serviria para quitar uma dívida do PT. Em troca, os investigadores suspeitam que o pecuarista intermediou um contrato da Schahin com a Petrobras.
Lula, porém, também nega conhecer o caso. “Jamais tive conhecimento de eventual interesse do sr. Bumlai em negócios relativos a sondas de prospecção de petróleo, seja através do grupo Schahin, seja de outros”, escreveu na declaração, acrescentando que nunca pediu ajuda para proteger Bumlai em relação a esse assunto.
O ex-presidente ainda afirma que nunca soube de que Bumlai “pudesse ter se valido de sua relação pessoal comigo para obter qualquer vantagem ou benefício em qualquer tipo de negócio, com contraparte pública ou privada”.~
Folha Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário