PLAY DA NOSSA RÁDIO

sexta-feira, 11 de março de 2016

Dilma coloca renúncia na pauta do governo

A entrevista surpresa concedida pela presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira foi entendida como um "tiro no pé" por trazer para dentro da sede do governo um tema - a renúncia ao mandato - levantado nesta semana pela oposição e cogitado na mídia.
Na entrevista, Dilma fez questão de afirmar que está resignada com eventual saída do governo, como chegou a ser noticiado na imprensa. Autoridades próximas dela no Planalto avaliaram que a entrevista deu importância a mais um pedido de renúncia feito pela oposição, no caso pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado nas eleições de 2014.
Agora, avaliam que o assunto ficará colado na presidente em todas as suas aparições em público, ofuscando obras que irá inaugurar e anúncios para o enfrentamento da crise econômica.
Em contrapartida, auxiliares e aliados da presidente a cumprimentaram pela iniciativa porque deixou a posição de acuada diante das novas acusações contra o governo e o pedido de prisão do ex-presidente Lula.
Temer: tudo pela unidade
Para se reeleger neste sábado sem temor à presidência nacional do PMDB, o vice-presidente Michel Temer vai tentar empurrar para adiante a definição sobre a permanência ou desembarque da legenda com a entrega das seis pastas que peemedebistas ocupam na Esplanada dos Ministérios.
Pregará a unidade do partido para lutar pelos interesses maiores do País. E já aliados entre os rebeldes do partido, inclusive o antidilmilsta Geddel Vieira Lima, da Bahia.
Mais tempo para pagar as dívidas
Na próxima semana, uma audiência pública vai tratar sobre a Medida Provisória (MP) 707/15, que renegocia as dívidas de agricultores da Região Nordeste. Representantes dos ministérios da Fazenda, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário estarão presentes, assim como representantes do Banco do Nordeste, do BNDES e do Banco do Brasil.
Essa MP suspende até 31 de dezembro de 2016 o envio das operações de crédito em atraso para inscrição em dívida ativa e para cobrança judicial. O texto diz que não eliminará as dívidas, mas dará um prazo extra, dado pelo governo, considerando a seca que assolou a região entre 2011 e 2015.
O texto amplia até o dia 30 de junho deste ano o prazo para que o BNDES refinancie contratos destinados à compra e ao arrendamento de caminhões, carretas, cavalos mecânicos, reboques, carrocerias e sistemas de rastreamento. O prazo anterior expirou em 31 de dezembro de 2015.
A tragédia mineira
Comissão sobre consequências da tragédia de Mariana reúne-se na quinta-feira (17) para discutir os prejuízos ao meio ambiente e a situação das famílias atingidas pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco.
O deputado Sarney Filho (PV-MA), quem propôs o encontro, disse que o objetivo principal da audiência é de esclarecer as causas desse acidente e abordar as providências que estão sendo adotadas para minimizar a dor dos atingidos e recompor o ambiente degradado.
Foram convidados para o debate a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; os secretários de Meio Ambiente de Minas Gerais e do Espírito Santo, respectivamente, Luiz Sávio de Souza Cruz e Rodrigo Júdice. 
Recorde em inscrições ao Prêmio Prefeito Empreendedor
Em tempo de crise econômica, cada vez prefeitos estão buscando alternativas para preservar as economias locais. É o que aponta o recorde já registrado neste ano ao IX Prêmio Prefeito Empreendedor, biênio 2015 - 2016.
A previsão era de 1,5 mil e mil habilitados, mas já conta com 1.855 inscritos e 1.287 habilitados, aqueles aptos a serem julgados. Vários Estados estão com concluindo a seleção dos vencedores em março e abril. A premiação será em Brasília, dia 10 de maio, em local ainda a ser definido.
Para a coordenadora nacional do prêmio, Denise Donati, da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional , "o objetivo maior é sensibilizar cada vez mais os gestores públicos sobre a importância de valorizar os pequenos negócios locais, na medida em que eles são os responsáveis pela movimentação da economia nos municípios". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário