PLAY DA NOSSA RÁDIO

quinta-feira, 10 de março de 2016

Cientistas podem ter descoberto a melhor maneira de encontrar vida extraterrestre inteligente

Apesar dos esforços da humanidade para encontrar evidências de vida alienígena inteligente em algum lugar do Universo, tudo parece ter sido em vão. Porém, um novo estudo canadense sugere que há uma possibilidade alternativa. Segundo os pesquisadores, a melhor chance de encontrar vida extraterrestre é presumindo que a capacidade de outros povos de observação do espaço é efetivamente a mesma que a nossa.
Uma das maneiras que nossos cientistas estudam planetas distantes é através da observação de suas sombras conforme eles passam na frente de suas estrelas hospedeiras. Os autores do novo estudo publicado no Astrobiology dizem que é mais provável que os observadores alienígenas também não saibam nada sobre a Terra.
“É impossível prever se os extraterrestres usam as mesmas técnicas observacionais que nós, mas eles terão de lidar com os mesmos princípios físicos. Os trânsitos solares da Terra são um método óbvio de detecção”, disse o astrofísico René Heller, que trabalhou na pesquisa pela Universidade McMaster, no Canadá, e agora está no Instituto de Astrofísica de Göttingen, na Alemanha.
Quando um planeta realiza um trânsito na frente de uma estrela – como visto com Vênus passando pelo Sol, na imagem da NASA acima – é que os astrônomos sabem mais sobre os planetas que estão distantes, difíceis de serem estudados por outras maneiras. A observação de trânsito não só permite que cientistas vejam planetas usando telescópios, como também os ajuda a recolher outros tipos de dados, como as condições atmosféricas e temperatura da superfície, dando-lhes uma ideia sobre o mundo observado poder ou não ser habitável.
Acredita-se que extraterrestres inteligentes, com o mesmo nível de tecnologia que o nosso, poderiam encontrar a Terra da mesma maneira e, na verdade, já até poderiam ter feito isso. “Se qualquer um desses planetas acolher observadores inteligentes, eles poderiam ter identificado a Terra como um local habitável, até mesmo como um mundo vivo há muito tempo e poderíamos estar recebendo suas transmissões hoje”, escreveram os autores em seu artigo.
Os cientistas propõem que devemos concentrar os nossos esforços de busca por vida inteligente na própria zona de trânsito da Terra – uma fatia fina do espaço, de cerca de meio grau de largura, mas potencialmente menor para a detecção atmosférica – a partir da qual a passagem do nosso planeta na frente do Sol possa ser detectada por outras partes da Via Láctea.
Basicamente, o local do espaço do onde estamos mais visíveis a qualquer planeta habitável que esteja observando o espaço é o local ideal para procurar por eles, ou até mesmo ouvi-los, usando todos os tipos de transmissões extraterrestres ou comunicações. “Como consequência, mesmo que nossa espécie escolha permanecer discreta para evitar o contato interestelar, não poderíamos nos esconder dos observadores localizados na zona de trânsito solar da Terra, caso eles existam”, acrescentaram os pesquisadores em seu artigo.
Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário